As cores da ASM






Localizada em Macaé – RJ, a ASM é uma associação de surf. Este esporte é representado visualmente, na maioria das vezes, pela cor azul ou até mesmo pelo verde, por serem referências diretas ao mar, ao céu e a natureza. Este caminho de pensamento pode beirar a obviedade e acabar limitando o processo de criação, fazendo com que surjam soluções pouco originais. Como conseguir, então, um resultado ideal sem precisar seguir nenhuma onda?

 

O nosso foco inicial foi estudar cores que expressassem a energia e a força da marca. E principalmente, que conseguissem se relacionar de forma harmoniosa com os tons presentes na natureza de Macaé, sem perderem o seu próprio valor.

 

Em função da grande quantidade de material fotográfico utilizado nas redes sociais da associação, tivemos que priorizar o contraste que a marca teria nesses fundos e nas diferentes texturas orgânicas.

 

O vermelho foi a solução mais inesperada, porém ideal para o projeto. É uma cor que vai contra o padrão estabelecido pelas marcas existentes no contexto do surf, praia e associações. Desta forma, torna-se mais um diferencial para marca e a destaca da paisagem criada por seus pares.

 

A marca vai além do surf como esporte, ela representa o estilo de vida de uma comunidade. O vermelho sugere força, energia e união. E isso é a alma da ASM.

 

 

 

Em certos projetos, é necessária uma cor auxiliar. No caso da ASM, o Areia foi escolhido por funcionar bem com o Vermelho e também para ser utilizado em fundos e texturas onde a cor principal não apresenta um bom contraste.

 

 

Um fator importante em qualquer projeto de Identidade Visual é ter em mente que a marca nunca trabalha sozinha. Ela estará sempre em contato com outros elementos gráficos. No caso de projetos como da Associação de Surf de Macaé – ASM, em que a marca poderá estar ao lado de diversas outras, o seu logograma e principalmente a sua cor impactam de forma significativa a sua visibilidade e relevância.

 

 

 

 

 

 


 

“A Associação de Surf de Macaé promove a prática do esporte através de campeonatos e escolinhas de Surf na cidade de Macaé, além de desenvolver projetos ecológicos para a preservação e recuperação da vegetação costeira.”