As letras da ASM






Para desenvolver a tipografia da marca fomos às origens do esporte, as ilhas da indonésia, pesquisando a cultura tipográfica (sinalizações, tatuagens, manuscritos etc) regional. Nos deparamos com as mais diversas representações, de desenhos de letras onduladas aludindo ao movimento do mar a traços referenciando aspectos arquitetônicos (estruturas rústicas de bambú e/ou madeira). Com a pesquisa em mãos, começamos os esboços da tipografia da marca pelas siglas da associação.

 

Exemplo com alguns esboços (sketches) da sigla ASM

 

A partir daí, digitalizamos alguns dos esboços (imagem abaixo) e seguimos desenvolvendo a tipografia da marca por mais de um caminho. Como exemplo temos a opção 3, tentamos algumas variações com diferentes ligaduras, possíveis anagramas, mas nenhuma das soluções funcionava bem no conjunto.

 

 

A opção 4 não despertou muito interesse num primeiro momento, mas mesmo assim começamos a desenvolver algo partindo dela. Começamos, como apresentado na imagem abaixo, com uma opção sem as serifas incisas e, em seguida, como outra alternativa reduzimos a largura das letras sem a serifa. Percebemos então, o movimento possível que um conjunto tipográfico de largura variável traria para o conjunto da marca.

 

 

No final temos uma tipografia que, além de mimicar o movimento ondulado, é leve e lúdica, sua grafia vernacular é inspirada nas mesmas raízes que nos conduziram à criação dos símbolos do logograma. Perfeita para títulos, chamadas e para carregar o nome da associação, a tipografia é um elemento primário da marca que criamos.

 

 


 

A Associação de Surf de Macaé promove a prática do esporte através de campeonatos e escolinhas de Surf na cidade de Macaé, além de desenvolver projetos ecológicos para a preservação e recuperação da vegetação costeira. Para saber mais sobre a associação, acesse https://facebook.com/asurfmacae