Pareto, o símbolo da marca






Quando começamos a desenvolver a nova marca da Pareto, primeiro buscamos entender sua autoimagem. Para nós isso é importante porque acreditamos que as identidades visuais precisam comunicar a verdade da empresa. É um objetivo abstrato de solução particular a cada projeto, que começamos a responder descrevendo parâmetros empresariais táteis como o público-alvo da empresa, as características inerentes a seus produtos, o segmento de mercado em que atua, mas só concluímos quando conseguimos delinear formas mais profundas, como o espírito da equipe, o perfil da liderança, a visão de futuro. A partir daqui, podemos juntar ao nosso redor as ideias, emoções e ambições que compõem a organização e testar as águas buscando a rota que abra ao público o horizonte sensorial, cultural e/ou histórico que melhor representa o presente da instituição.

 

 

 

A leitura que fizemos da Pareto é a de uma empresa de tecnologia, desenvolvedora de softwares de inteligência artificial, que trabalha com tecnologia de ponta com uma equipe jovem e sonhadora, composta por matemáticos, programadores e profissionais de comunicação. Uma empresa líder no mercado em que atua e ainda assim com espírito de startup, mirando a grandeza.

 

 

Podíamos seguir por alguns caminhos. Entreter a ideia de usar um robô para representar uma empresa que trabalha com inteligência artificial é muito natural, e ao mesmo tempo a forma como a Pareto lida de forma inteligente com marketing digital também permitia uma gama extensa de possibilidades. Descartamos o robô por considerarmos que infantilizaria a marca e criaria um personagem desnecessário, o assunto da marca tinha que ser a Pareto; O viés do marketing digital também foi desconsiderado porque poderia confundir o público com relação à natureza do negócio, que é uma empresa de tecnologia e não uma agência de publicidade.

Após refletir sobre nossas opções, decidimos apontar diretamente para o caráter tecnológico da empresa. Ficamos encantados desde o começo quando soubemos que, além de programadores, haviam também matemáticos e estatísticos na equipe. Sinto que às vezes quando se fala de tecnologia perde-se a oportunidade de falar do papel dos estudos matemáticos em seu desenvolvimento. Assim, exploramos conceitos que pudessem traduzir a sensação que havíamos encapsulado da Pareto, e chegamos ao tesseract. O tesseract é um elemento básico de um sistema complexo: aquilo que o quadrado é em uma superfície e o cubo é em um ambiente tridimensional, o tesseract é seu equivalente na quarta dimensão. Quando alcançamos este conceito, sentimos que havíamos encontrado a ideia perfeita para apresentar o que, para nós, é a Pareto: o bloco de construção de um universo multifacetado, criadora de soluções inspiradas e inteligentes, desenvolvendo atalhos no ambiente do marketing digital.

A jovialidade e inovação da Pareto nós resolvemos optando por uma projeção atraente do tesseract, brincando com o peso das linhas, a escolha das cores e o design da tipografia. Estas escolhas nos conduziram a uma representação tetraédrica gentil do tesseract, que nos ajudou também nos usos previstos da marca, usada largamente em formato digital – portanto o logograma deveria se manter atraente e reconhecível quando reduzido ou ampliado. Assim, após algumas iterações, chegamos à forma final do tesseract.

 


 

Pareto é uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares de automação para campanhas de links patrocinados. Para saber mais sobre a empresa e seus serviços, acesse https://paretogroup.com.br/